Quem
Somos

COLÉGIO E ANGLO LONDRINENSE

MAIS DE 80 ANOS TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO!

O Colégio Londrinense é referência na educação integral de crianças e jovens no Brasil, com um ensino de excelência que une a tradição de mais de 80 anos de história, o pioneirismo tecnológico e a formação para a vida baseada em valores cristãos e princípios morais e éticos.

A educação transformadora é fortalecida pela contínua atualização pedagógica dos professores, pela conexão eficiente entre metodologias de ensino modernas, material didático do Sistema Anglo e tecnologia avançada, pelo cuidado especial com os aspectos emocionais individuais e pelo investimento crescente na iniciação científica e nas olimpíadas do conhecimento nacionais e internacionais.

'

Todas as ações realizadas durante o ano letivo são planejadas para consolidar essa formação acadêmica forte, incluir a família diretamente nesse processo e proporcionar um ambiente de estudo prazeroso e eficiente, com muitas conquistas em todos os ciclos da educação básica e destaque nas aprovações nos vestibulares e pelo Enem.

Sob as bênçãos de Deus, caminhamos com a sabedoria da Águia e a força do Leão para construir uma instituição de ensino de excelência que faz a diferença na vida de todos os estudantes.

Quando Londrina ainda dava os primeiros passos, no auge de seus cinco anos, o Colégio Londrinense começava a traçar sua história, na vanguarda da educação londrinense.

Em 1939, o médico e professor Jonas de Farias e o advogado e professor Rui Ferraz de Carvalho observaram a carência de Londrina em oferecer educação de qualidade e criaram o Ginásio Londrinense, inicialmente localizado na Rua Santos. No ano seguinte, passaram a ser ofertados também cursos primários e de preparação para candidatos ao ensino superior.

Em 1944, Zaqueu de Melo, ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil e bacharel em Teologia, adotou o sonho dos professores, associou-se ao Ginásio Londrinense e os incentivou a agregar à instituição um caráter confessional.

Em 1945, a entidade mantenedora Instituto Filadélfia de Londrina assumiu a gestão, comprometida com a missão de oferecer uma educação integral, com foco no desenvolvimento intelectual, humanístico, moral e cristão.

Em 1972, foi inaugurado o Centro de Estudos Superiores de Londrina (Cesulon), posteriormente alçado à condição de Centro Universitário Filadélfia (UniFil). O complexo foi a realização de um sonho e teve o objetivo de atender a uma demanda expressiva, com capacidade para abrigar a formação em todos os níveis.

Sistema Anglo de Ensino. Inicia-se a parceria com o Sistema Anglo de Ensino, reconhecido nacionalmente pelas aprovações nas melhores universidades do país com a metodologia “aula dada, aula estudada hoje”, que cria o hábito do estudo e promove a organização pessoal. Juntos, o Colégio Londrinense e o Sistema Anglo unem o pioneirismo em aprendizagem e educação de excelência com as inovações tecnológicas e o trabalho de alto desempenho baseado em evidências e dados.

Google for Education. O Colégio Londrinense é a primeira escola do Norte do Paraná a utilizar o Google for Education, um ambiente virtual interativo de aprendizado, inovações acadêmicas, compartilhamento de informações e gestão educacional. Em sala de aula, os alunos passam a contar com chromebooks para estudos, tarefas e avaliações. Eles também participam de trilhas de imersão digital promovidas pelo Google, com a emissão de certificado internacional.

Aulanet Londrinense. A criação do Aulanet Londrinense permitiu que os alunos do Colégio Londrinense continuassem o estudo no período da pandemia da Covid-19. A capacitação dos professores, o uso da tecnologia na educação e as plataformas disponíveis agilizaram o processo de transição para as aulas remotas ao vivo e gravadas. Dessa forma, o Aulanet Londrinense transformou-se em referência nacional, com metodologias assertivas e planejamento eficiente das ações.

Learning Book. Os alunos do Colégio Londrinense a partir do 6º ano utilizam o Learning Book, em parceria com o Sistema Anglo de Ensino e a Lenovo. As soluções educacionais englobam conteúdos digitais e interativos, a plataforma Plurall, o chromebook Lenovo e a jornada de desenvolvimento para evolução digital. A conexão bem planejada com o material impresso permite a ampliação das possibilidades de estudo e a efetividade no acompanhamento dos processos individuais de ensino e aprendizagem.

Ecossistema de Ambientes de Aprendizagem. O Colégio Londrinense e a UniFil criam o Ecossistema de Aprendizagem com Sala Maker, Parque Sensorial, Laboratório de Criação e Sala de Inovação, espaços projetados para inspirar e nutrir a curiosidade e a imaginação e permitir a experimentação e a prototipagem. A Incubadora de Aprendizagem, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), capacita os professores para a aplicação de tecnologias educacionais por meio do curso de especialização em Metodologias Inovadoras de Aprendizagem Ativa. Os ambientes e os métodos modernos transformam a educação a partir de ações efetivas de desenvolvimento acadêmico, que ampliam a autonomia e o protagonismo discente.

Em alguns anos, o Colégio Londrinense e a UniFil se consolidaram como as principais instituições de ensino do Paraná. O Colégio Londrinense soma mais de 80 anos de atuação plena e pioneira e de trajetória reconhecida. São gerações de cidadãos bem sucedidos, que comprovam a sua excelência. Prezando por fazer a diferença sempre, o Colégio Londrinense transcende seus deveres e destaca-se como uma instituição cidadã, engajada em ações importantes de desenvolvimento da sociedade londrinense, com projeção nacional e internacional.