OBB

Premiações

O Anglo Londrinense conquistou a terceira medalha de ouro consecutiva na Olimpíada Brasileira de Biologia, as únicas do Paraná nas três últimas edições, em 2018, 2019 e 2021 - a OBB foi cancelada no ano passado por causa da pandemia.

Na competição deste ano, com a participação de 140 mil estudantes de 2.579 escolas do país, o aluno Lucas Batini Araújo, da 2ª série, garantiu a medalha de ouro e a aluna Emanueli Andrade Silva, da 3ª série, ganhou a medalha de bronze, o melhor desempenho de uma escola da Região Sul do Brasil.

Com a classificação entre os 15 melhores da fase final, Lucas Batini Araújo foi convocado para a semana de estudos organizada por um grupo de pesquisadores e educadores do Instituto Butantan de 25 a 30 de junho.

Ele é o único estudante paranaense nessa seletiva internacional, que vai definir as equipes brasileiras para a disputa da 32ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), de 19 a 22 de julho em Portugal, e da 15ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), em setembro na Costa Rica.

Terceira Fase

O Anglo Londrinense tem três alunos classificados para a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia, entre os 14 paranaenses que acertaram 30 ou mais das 50 questões propostas na segunda etapa.

A prova, composta por 30 exercícios de múltipla-escolha, será aplicada no dia 18 de junho, das 14h às 16h, na plataforma oficial da competição, de acordo com os critérios que serão enviados previamente ao e-mail do aluno.

Até o dia 24 de junho, serão divulgados os estudantes premiados na OBB e a lista dos 25 convocados para a Seletiva Internacional: 15 melhores na classificação geral, mais cinco melhores da 2ª série e mais cinco melhores de escolas públicas.

Anna Julia Ciumachevicz Ferreira - 3ª série
Emanueli Andrade Silva - 3ª série
Lucas Batini Araujo - 2ª série

Segunda Fase

O Anglo Londrinense tem 19 alunos classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia, que acertaram 19 ou mais das 30 questões apresentadas na primeira etapa.

A prova, composta por 50 exercícios de múltipla-escolha, será aplicada no formato virtual no dia 21 de maio, das 14h às 16h. As orientações serão enviadas ao e-mail do aluno na véspera.

A lista de estudantes que fazem a terceira fase da OBB em 18 de junho será divulgada no próximo dia 8.

Anna Julia Ciumachevicz Ferreira - 3ª série
Emanueli Andrade Silva - 3ª série
Emanuelle de Freitas Muniz - 3ª série
Giovanna Guerra Secorun - 3ª série
Gisele Aimi Fujita - 3ª série
Giuliana Ayumi Kobayashi Okino - 2ª série
Heuel Kaleb Gonçalves Padilha - 1ª série
Julia Devechi Croce - 3ª série
Karimy Igarashi Dias - 3ª série
Larissa Camargo Vallim - 2ª série
Lucas Batini Araujo - 2ª série
Luiza Pivetta Caldana - 2ª série
Maria Beatriz Gardemann - 1ª série
Maria Eduarda Marroco Barbosa - 3ª série
Maria Júlia Nogueira de Souza - 3ª série
Paulo Antonio Gallete - 3ª série
Pedro Henrique Kenzo Nishimoto - 3ª série
Rafael Tagliamento Santana - 1ª série
Sofia Alves Maiola - 2ª série

Primeira Fase

Os alunos do Ensino Médio estão convidados para participar da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Biologia, que será realizada em formato virtual por causa do isolamento social.

A prova da primeira fase, composta por 30 questões objetivas, será aplicada no dia 30 de abril, das 14h às 16h. As orientações serão enviadas ao e-mail do estudante na véspera. Os mais bem classificados disputam a segunda etapa da OBB em 21 de maio.

A competição, organizada pelo Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisas biomédicas da América Latina, seleciona os estudantes que vão representar o Brasil neste ano na XXXII International Biology Olympiad (IBO), em Portugal, e na XIV Olimpiada Iberoamericana de Biología (OIAB), na Costa Rica.