Colégio Londrinense e Oxford

O Colégio Londrinense é o primeiro centro do Sul do Brasil credenciado pela Oxford University Press para certificar a proficiência em língua inglesa. Os primeiros exames estão programados para 2022 aos alunos e professores, fortalecendo o ensino de inglês. A intenção é abrir os testes para a comunidade, colocando Londrina entre as quatro cidades do país a oferecer a certificação.

Com o credenciamento para o Oxford Test of English (OTE), o Colégio Londrinense possibilita aos alunos do 9º ano do Fundamental II obterem o nível B1-B2 de fluência. "É o grau de conhecimento da língua exigido por empresas e também para acesso à High School e a algumas graduações em universidades estrangeiras", diz a professora Eliana Jabur, coordenadora do ensino de inglês. São seis faixas de pontuação, e o B2 é a terceira mais qualificada, abaixo apenas de C1 e C2.

Ela destaca que todos os professores de inglês do Colégio Londrinense também vão fazer o OTE, garantindo ensino atualizado e com respaldo da Oxford University Press - uma das melhores e mais tradicionais universidades, mantenedora da maior editora de livros de língua inglesa do mundo. Os exames de proficiência serão totalmente on-line, aplicados nos laboratórios de informática do Colégio Londrinense e supervisionados por especialistas diretamente do Reino Unido, onde a prova será corrigida para enquadramento nos níveis de desempenho.

Desde 2017, o Colégio Londrinense tem o selo Escola Oxford Quality, que representa atestado de qualidade no ensino de inglês. O aprendizado começa na Educação Infantil, com cinco aulas semanais de iniciação em sala de aula, conversação e atividades em plataforma digital. A carga horária elevada segue nos ciclos Fundamental I e II. No Ensino Médio, os alunos são preparados para as provas de língua inglesa dos vestibulares, do Enem e de outros concursos.

"O inglês é intensificado desde as crianças até os jovens, com ações que estimulam a praticar o idioma em situações do dia a dia. Os alunos treinam a fluência em atividades de produção oral e auditiva, participam de atividades culturais exclusivas em inglês e também têm a oportunidade de viajar para o Reino Unido, no Summer Camp, intercâmbio cultural de duas a três semanas", relata a coordenadora Eliana Jabur.

"O ensino de inglês tem uma relevância muito grande no Colégio Londrinense, pois estamos em um mundo globalizado, e a língua inglesa é o diferencial nas maiores empresas para a comunicação em diferentes países", ressalta o diretor geral, Eleazar Ferreira.

  Coordenadora de Inglês, Eliana Jabur

Professora de Inglês Laura Melarato, Coordenadora de Inglês, Eliana Jabur,
e Diretor Educacional do Colégio Londrinense, Luciano Ferreira Maia